Camaradas,
A estrutura concelhia de Braga da Juventude Socialista tem, no seu principal desafio, a defesa dos valores, ideias e princípios do socialismo democrático, com o propósito de olhar, com atenção, para a sociedade e para os problemas do concelho, do distrito e do país, sendo uma voz ativa e uma presença assídua na participação e intervenção cívica, tendo em vista a construção de uma comunidade, que promova a justiça social, a solidariedade e a democracia, na qual não somos definidos pelo local onde nascemos e onde ninguém fica para trás.
Perante o afastamento dos jovens da política e a descredibilização da participação ativa em juventudes partidárias, o desafio é duro e precisa que todos aqueles que acreditam e defendem os nossos ideais se disponibilizem para que, juntos, consigamos não só cumprir com os nossos objetivos, mas ir para além destes, alcançando uma presença substancial na realidade da cidade mais jovem do nosso país.
A Juventude Socialista (JS) é uma organização política de juventude empenhada na defesa dos valores do socialismo democrático e da República, constituída por jovens entre os 14 e os 30 anos de idade. A JS procura o desenvolvimento da intervenção cívica com vista à criação de uma sociedade mais democrática, justa e solidária, assente nos valores da liberdade, igualdade e fraternidade.
A JS é a estrutura de juventude do Partido Socialista (PS) e goza, nos termos dos seus estatutos, de plena autonomia de organização e de condução das suas opções políticas , em respeito pela Declaração de Princípios do PS.
A JS Braga tem desempenhado um papel fundamental na promoção dos valores socialistas e na defesa dos direitos e interesses dos jovens na região. Temos sido uma voz ativa na luta por uma sociedade mais justa e igualitária e estamos comprometidos com o desenvolvimento político e social do território.
Com a nossa presença constante em diversos setores da sociedade bracarense, temos contribuído para a mobilização e consciencialização da juventude sobre as questões políticas, sociais e ambientais que afetam o nosso território. Além disso, temos sido responsáveis por impulsionar a participação dos jovens na vida política local, com a promoção de debates, formações e outras atividades de interesse coletivo.
Somos um motor de mudança e de renovação, capaz de mobilizar e envolver os jovens na construção de um futuro mais justo e sustentável.
Liberdade é um conceito fundamental para a vida humana. Ela se refere à capacidade de agir, pensar e escolher de acordo com a própria vontade, sem ser coagido ou impedido por forças externas. A liberdade é vista como um direito inalienável de todo ser humano, e é um valor essencial em qualquer sociedade democrática.
A igualdade é um conceito que se refere à ausência de discriminação e tratamento desigual entre as pessoas, independentemente de suas características, como gênero, raça, classe social, orientação sexual, entre outras. Trata-se de um valor fundamental em qualquer sociedade democrática e justa, pois busca garantir que todos os indivíduos tenham as mesmas oportunidades e direitos.
A fraternidade é um conceito que representa a união e a solidariedade entre os seres humanos. Trata-se da ideia de que todos nós fazemos parte de uma mesma família, independente de nossas diferenças, e que devemos nos tratar com respeito, amor e compaixão.
A JS atua localmente, através dos seus núcleos e concelhias. Estas, por seu turno, organizam-se em federações distritais e regionais. Finalmente, a JS conta ainda com uma estrutura nacional, englobando o Secretário-Geral e a Comissão Nacional, eleitos pelo Congresso Nacional, e o Secretariado Nacional e a Comissão Política Nacional, eleitos pela Comissão Nacional.
A JS desenvolve ainda a sua atuação sectorialmente através dos seus núcleos de escola, em todos os níveis de ensino, desde o ensino básico ao superior, que se organizam através da organização autónoma Estudantes Socialistas (OES).
Para além destas estruturas, a organização dos Jovens Autarcas Socialistas (JAS) coordena a atuação dos eleitos locais da JS nas freguesias e municípios, difundindo boas práticas e auxiliando a coordenação política ao nível do poder local.
A Juventude Socialista está igualmente presente no emprego e nos movimentos sindicais através dos Jovens Trabalhadores Socialistas (JTS).
No plano externo, a JS é membro fundador da organização europeia de jovens socialistas (YES – Young European Socialists), estando particularmente empenhada no aprofundamento do projeto Europeu e no reforço das suas componentes democráticas e sociais. Atuando em defesa de uma ordem internacional baseada nos princípios da Carta da ONU, a JS é ainda membro da IUSY (International Union of Socialist Youth) e tem reforçado a sua intervenção na cooperação entre organizações dos países de língua portuguesa e do espaço ibero-americano.